quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fala o sócio que teve uma grande intervenção na AG do Befnica...

Tiago Pinto, ficou conhecido por seres um dos primeiros críticos a actua no local certo, e foi por isso recebido pelo LFV no seu gabinete.

Hoje em dia passou de crítico a apoiante coisa que eu já tinha reparado pelos últimos posts e já tinha até comentado com o bancada16.

Ficam aqui as suas palavras, e alguma respostas que deu a que o questionou:

Uma questão de confiança!


Todos aqueles que têm acompanhado o blog nos últimos tempos devem ter percebido o quão atordoado fiquei com o mediatismo da minha intervenção na última AG do Benfica. Pensei muito sobre a sua publicação online mas senti necessidade de o fazer por 3 coisas:

1º) Porque infelizmente há muito Benfiquista que não pode estar nas AG's e acho que não deve ser privado de saber o que lá se passa;
2º) Senti necessidade de mostrar todo o meu texto de forma a enquadrar as ideias que lá defendi, já que percebi que havia muita gente a colar-me a movimentos e facções a que não quero pertencer;
3º) Porque aquele discurso ilustrava na perfeição o meu estado de espírito em relação à liderança do Clube.

Tentei, através dos comentários, mostrar que não era anti ninguém e, acima de tudo, acreditei sempre que o Presidente me responderia. Chamaram-me ingénuo, mas eu nunca duvidei disso, aliás, como disse na AG "se o Presidente me esclarecer todas estas questões, contará, novamente, com o meu apoio".

Luís Filipe Vieira teve uma atitude esplêndida comigo, que superou qualquer expectativa, qualquer sonho. Ainda no dia da AG convidou-me a ir ao seu gabinete de forma a responder a todas as questões que tinha colocado, isto porque, segundo ele, "eu não estava colado a ninguém, pensava pela minha cabeça e tinha sido espontâneo." O Presidente recebeu-me, respondeu uma a uma todas as questões e deu-me informação suficiente para eu continuar a acreditar no projecto que tem para o Benfica e, acima de tudo, demonstrou uma humildade e simpatia que não são visíveis através das câmaras de televisão.

(Bem sei que muitos de vós pararão a leitura do post aqui e me catalogarão como "vendido" ou "afialhado" como se tem dito pela blogosfera, contudo continuarei a escrita procurando ser fiel a mim mesmo, verdadeiro com o que aqui sempre defendi e coerente com o meu amor ao Benfica.)

A postura, simpatia, humildade e paixão pelo Benfica que o Presidente me demonstrou deixam-me mais tranquilo relativamente ao futuro, voltando a acreditar que Luís Filipe Vieira é a pessoa indicada para liderar o Clube. O Benfica deve gerir melhor a informação - apesar dessa não ser a principal preocupação - de forma a que as crises de confiança como eu passei sejam escassas, mas também temos de compreender que  muitas vezes escrevemos e opinamos sem informação suficiente e, quantas vezes, baseados em jornais e opiniões de outros que podem não ser fidedignas.

Fui um privilegiado, tenho noção disso, serei mal-entendido por muitos de vós, mas depois desta etapa cabe-me apenas lutar para defender a liderança de Vieira. Nunca serei um seguidor acrítico, de ninguém, mas garanto que em Outubro, como nos anteriores actos eleitorais, votarei Vieira.

Peço desculpa se vos desiludi, mas aqueles que acompanham este blog há mais tempo sabem, perfeitamente, que tudo o que faço tem por objectivo servir o Benfica e, como tal, dêem-me esse crédito!

Tiago Pinto em Benficadependente



P:Tiago, não queres partilhar connosco as respostas que o LFV deu às tuas perguntas?

TP: de forma muito abrangente e mais do que usar a conversa que tive com o presidente vou usar informação pública:

- apoio a FG: todos sabemos que Vieira tentou colocar Seara na federação por razões, quase, inexplicáveis Seara abandonou a corrida já perto da meta o que deixou o presidente numa posição complicada...

- formação: a política do Benfica passa por colocar sempre jogadores formados no Benfica no plantel, mas depois se jogam ou não a responsabilidade não é do presidente. pensa no ano passado: Miguel Victor, Nélson Oliveira, Luís Martins e Rúben Pinto estavam lá, estiveram lá o ano todo, mas o treinador não acreditou neles e ainda houve david simão emprestado a meio do ano.

- jogadores a mais. como se tem visto tem havido uma tentativa de o Benfica se desfazer de jogadores que não contam para as contas do treinador, contudo em alguns casos os jogadores são contratados com o intuito não só de triunfar desportivamente mas também de poder fazer algum dinheiro, como por exemplo aconteceu recentemente com Wass e Yartey.

- a comunicação do Benfica é, reconhecidamente, alguma coisa que tem de melhorar. depois desta experiência fiquei ainda mais com essa sensação já que vi um clube muito, muito organizado e para fora só passa a ideia de que os outros é que sabem fazer as coisas. mas é muito dificil lidar com jornais que colocam 100 jogadores por mês no benfica, isso gera desconforto nos adeptos e os adversários usam isso como catalizador dos seus adeptos: do tipo roubamos este ao Benfica...

cumprimentos e obrigado,


P:Caro Tiago, só serás considerado afialhado se o que tens a dizer para a mudança RADICAL de ideologia se resumir a este post. 

Se mudaste de forma tão RADICAL se calhar convém explicar porquê. Até porque os argumentos dados pelo Presidente, e que te fizeram mudar de perspectiva, serão importantes para os outros benfiquistas.

E não vejo razão nenhuma para que não os passes aqui, para toda a blogosfera benfiquista.

TP: Caro Ricardo se consideras a minha mudança "radical" é porque não acompanhas o meu pensamento em torno do Benfica, de qualquer forma vou tentar responder-te rapidamente:

- O Benfica tinha tudo planeado para que Seara fosse presidente da FPF, à última da hora ele abandonou, deixou Vieira na mão e o Presidente acabou por não se opor à candidatura de FG. 

- os últimos anos a direcção do Benfica tem promovido vários jovens à equipa principal (Rúben Pinto, Miguel Victor, David Simão, Nélson Oliveira, Roderick), mas o problema de jogarem ou não tem a ver com o treinador, certo? Creio que a equipa b nos vai ajudar a mudar o paradigma porque 9 dos 11 que têm jogado são formados no Benfica e vi um Presidente absolutamente comprometido em apostar na prata da casa.

- creio que as informações que vieram a público e a própria intervenção do presidente no final da AG demonstraram o que vai acontecer em relação aos direitos televisivos. o Benfica comprou jogos de selecções, comprou o campeonato brasileiro e recusou as propostas da olivedesportos. Agora, digo eu, não é prudente - conhecendo o poder da olivedesportos - andar na praça pública a dizer que não vamos renovar e que lhes queremos fazer a cama, certo?

- ainda recentemente um benfiquista enorme como o é António Melo (que fazia o programa em defesa do Benfica) disse numa entrevista ao blog geraçãoBenfica que, por exemplo, paulo gonçalves é um enorme Benfiquista, o mesmo disse Leonor Pinhão sobre João Gabriel, como tal, muitas vezes dizemos coisas baseadas em informação não fidedgina. contudo, domingos soares oliveira e jorge gomes não são do Benfica, contudo parece haver confiança pessoal entre essas pessoas e o Presidente do Benfica. Se gosto? Não, mas penso em mim e sinto que confio mais em alguns amigos de outros clubes do que em outros do Benfica. Todavia, continuo a achar que não é o desejável. 

- O Benfica tem procurado colocar os jogadores excedentários, todavia senti que havia uma reorganização do scouting e contratações do Clube (a cargo de Rui Costa) que iria impedir num futuro próximo (estes dois anos já demonstram isso) a compra de carradas de jogadores sem qualidade.
"


Se alguém algum leitor aqui do Blog tem alguma dúvida que as coloque lá...

Sem comentários:

Enviar um comentário